quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pelos trilhos da Serra da Arrábida...

A serra desperta do seu sono tranquilo, raios tímidos de sol penetram sobre as árvores, desenhando no chão as sombras da manhã. É o silencio que acompanha este despertar calmo e lento, longe da azafama da cidade, que lá em baixo grita de inveja.
Seguindo por caminhos serpenteantes, chegamos à encosta onde as horas não são brandas e o trabalho não é benevolente.
Não importa a que dia da semana estamos, se é feriado, se o pico do inverno ou do verão, se chove torrencialmente ou se o calor castiga o chão, importa sim cumprir todas as tarefas diárias em que nada pode falhar. Existe a responsabilidade de cuidar, alimentar, de acarinhar aqueles que em troca providenciam o néctar do seu sustento.
E é aqui no silêncio da serra, onde tudo parece sereno e em plena harmonia, que se dá continuidade de forma artesanal à produção do famoso queijo de Azeitão.
Esta dedicação, este gosto pelo que se faz, e esta alegria que conjugada com uma enorme força interior é sem duvida, o ingrediente principal desta receita.
São estas mãos que deram colo, que fizeram nascer e tornaram possível a existência deste espaço tão rústico e tão mágico.
E é por entre elas, que surgem outras…mais pequenas…de pele fina e sem calos, que denunciam pelo seu tamanho, a tenra idade, mas a sua sabedoria é enorme, o seu conhecimento parece ter mais anos que na verdade mostram…como se sempre tivesse sido assim…ele nasceu no seio delas…ele é brando como elas…
Talvez seja o seu olhar meigo e a sua delicadeza, que não deixa nenhum destes animais indiferentes. São trazidos ao colo, são tratados com carinho, com expressões de afecto, ele não se cansa de as mostrar e de as repetir. É um deles …e elas…são suas donas…
Foram as mesmas mãos que o amamentaram, que hoje fazem nascer, são as mesmas que alimentam as pequenas crias a biberão, não são irmãos, mas existe uma linha muito ténue que os separa.
Mais que um negócio é uma rotina, mais que uma rotina é uma paixão. Paixão essa em que no final do dia o cansaço não prevalece ao sentimento de dever cumprido.
O regresso a casa é breve…porque o novo dia volta rápido e o amanhã está já ali.
Deixe-se levar por esta viagem, onde os odores se misturam com os sons, e onde o trabalho se funde com o amor…
Mesmo aqui na nossa Serra….

                                                                                                       olgamouralves



Este é a sinopse que deu origem ao trabalho que fiz em conjunto com um amigo, sobre um casal que vive em plena serra da Arrábida, tendo como rendimento única e exclusivamente as ovelhas e o seu leite.
Eles tem um filho com cerca de 8 anos, que nos deixou deliciados, e que ama o trabalho dos pais!
É um grande exemplo para os miúdos de hoje, uma vez que para ele o campo é a sua vida e a sua alegria.
Este levantamento de imagens estará presente numa exposição aqui em Setúbal, juntamente com outros colegas fotógrafos amadores.
A exposição será o terminar de um Workshop promovido pela APAF. 
Assim que tiver a data e local certos, irei sem duvida convida-los a fazer-nos uma visita :)

2 comentários:

Nokas disse...

Um trabalho interessante! Conhecer de perto vidas diferentes :)

erva daninha disse...

É mt bom mesmo...enriquece-nos como pessoas! :)