segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tempo da Maria Cachuca!

quem nunca ouviu esta expressão levante o dedo do pé!!

Pois eu logo vi...todos dizem mas não sabem o que significa!!
Ora aqui fica o seu significado assim como de outras expressões popularuchas, usadas diariamente!

DO TEMPO DA MARIA CACHUCHA

Significado: Muito antigo.
Origem: A cachucha era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.

os noestros hermanos é que nos ensinam estas coisas tão saloias!!
é que está é mesmo do arco-da-velha!
Arco -da velha?? Qual velha, a sogra do Guilherme Tell??

COISAS DO ARCO-DA-VELHA

Significado: Coisas inacreditáveis, absurdas, espantosas, inverosímeis.
Origem: A expressão tem origem no Antigo Testamento; arco-da-velha é o arco-íris, ou arco-celeste, e foi o sinal do pacto que Deus fez com Noé: "Estando o arco nas nuvens, Eu ao vê-lo recordar-Me-ei da aliança eterna concluída entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que há na terra." (Génesis 9:16)
Arco-da-velha é uma simplificação de Arco da Lei Velha, uma referência à Lei Divina.
Há também diversas histórias populares que defendem outra origem da expressão, como a da existência de uma velha no arco-íris, sendo a curvatura do arco a curvatura das costas provocada pela velhice, ou devido a uma das propriedades mágicas do arco-íris - beber a água num lugar e enviá-la para outro, pelo que velha poderá ter vindo do italiano bere (beber).

esta é para o Socrates...

LÁGRIMAS DE CROCODILO

Significado: Choro fingido.
Origem: O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.

ele é assim também....chora enquanto nos devora todos por parvos!!!

Mais cultos???? Acredito que sim....


Sem comentários: