segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A historia dos Pijamas

Pedi a alguns amigos que me desafiassem com temas para o meu blog...:) sou mesmo uma "ganda" maluca eu sei!!
A primeira a surgir com o tema foi a minha querida Manuela Pontes...para quem não sabe é uma grande mulher...movida por grandes causas...e com uma força de alguns 150 kilos...isto só de inteligência...
O tema sugerido para esta grande patetice que me lembrei ...foi ...
OS PIJAMAS...
Porquê perguntam vocês...
Não sei...respondo eu...
Pode ser que ela venha cá comentar e diga de sua justiça...

Então que tenho eu a dizer sobre o assunto...pijamas não é propriamente algo que me escrutine o intelecto...já que pode haver pouco a escrever sobre eles...ou não....
 Vamos regressar um pouco atrás...a origem dos pijamas....sabe-se que no final do séc. XVI só as pessoas de classe alta usavam pijamas...o que nos leva a pensar que os outros dormiam nús...se era funcional???
Não sabemos...mas pode ser um dos motivos, pelas grandes taxas de natalidade da altura...
 Assim sendo...estes senhores da côrte, usavam-os para dormir porque era "xique", umas longas camisas de manga comprida ...digo longas porque eram mesmo até aos pés...
 Duzentos anos mais tarde surge a roupa interior de gajas...ah ah ah ....os chamados Negliée...feitos em tecidos delicados como a seda...eram então nessa altura a roupa para relaxar...para andar em casa e dormir...
 Lembremos que a palavra pijama vem do hindu pajama que significa " roupa para as pernas"...
Agora eu pergunto....:
 Se é roupa para as pernas...porque razão os primeiros era uma camisa gigante???!!!??...e onde entra aquelas camisas de dormir das noites de núpcias que tinham um buraquinho estratégico???
Lembro-me que os pijamas da minha avó eram sem duvida do mais sexy que já vi, nos últimos 30 anos...
A verdade é que esta foi uma peça que evoluiu tanto nos últimos anos...que voltamos ao inicio...dormir sem pijama...
Qualquer romântico que se prese a personagem feminina veste sempre a blusa do galã, por isso depreendemos que dormiu como os pobrezinhos do Séc. XVI.

 Também gosto muito daquela versão, de ter um pijama de reserva, não vá nos calhar uma doença venérea qualquer e temos que ir de urgência para o hospital...e depois como é....se não houver um pijama sem ser roto ou desbotado??? e claro umas cuecas também novas....á e convém ir vendo se aquilo serve de vez em quando....não vá o rabo crescer e ficamos na mão...

Portanto...entre t-shirts das comemorações dos 100 anos do Vitória, corrida das mulheres e do Zé do Talho...convém ter qualquer coisinha nova para levar para o hospital...e um assim mais sexy para os aniversários de casamento... este ultimo pode ser sempre o mesmo...que os homens tem memoria curta...:P


Espero ter estado á altura do desafio...:)
 No próximo tema...vamos discutir os chatos....não percam...

Ps: ainda tentei por uma foto minha de pijama, mas achei melhor não afastar os poucos leitores deste blog...:)

4 comentários:

Carlos Manuel Pereira Rodrigues disse...

Primeiro desafio superado!!

Manuela disse...

Ahahahhahahhahahaah ... Olga .... muito bom este artigo. Fiquei muito interessada mesmo na parte do dormir nuzito.
:P
Esta evolução não foi assim tão positiva, afinal .. entre dormir nu e com peças sexys ou não, a origem é sempre a mais motivacional.
Epá ... estou cheia de ideias, já!
lol

erva daninha disse...

Se tens ideias...tens comichão cerebral....ah ah ah estás lá Manu!!

sonia margarido disse...

À conta disso tive lindos pijamas que as avós me ofereciam e que ficavam sempre de reserva para a eventual ida ao hospital, que felizmente não aconteceu e deixaram de me servir.....nunca os cheguei a estrear!