quarta-feira, 21 de julho de 2010

O toque de um beijo

Na nossa família nunca tivemos problemas em expressar o carinho que sentimos uns pelos outros.
Os abraços, os beijos, as festas, e frases como " gosto de ti" nunca faltaram entre nós.
No entanto cada vez mais, percebo que as pessoas tem dificuldades em se tocar, em dizerem o que sentem...
Pergunto-me porquê??!!
Tenho 30 anos e gosto dos mimos da minha mãe, de levar para o trabalho as marcas do bâton dela...como tantas vezes já aconteceu...são as marcas do carinho dela...e isso fez-me crescer como pessoa, como filha e como mãe.

Oiço vezes sem conta que o colo faz mal ás crianças, que tem mimo a mais, que devemos mostrar disciplina e de preferência nunca mostrar os dentes! Depois de 9 meses ao colo...e junto á mãe, porque motivo temos que os afastar de nós, como se o colo dado fora do útero os polui-se, os mina-se e os transforma-se no segundo a seguir do bebe ternurento, para o mais manhoso dos seres.

Mas porquê?
Os beijos fazem mal? O colo faz mal? são estes dois ingredientes que transformam as crianças em pequenos monstros mal educados? Ou será mesmo a falta disso!!??
Este fim de semana vi um pai que não beijava o filho por ser homem! Vi também nos olhos do filho que era isso que queria...um beijo do pai...um abraço...um amo-te...

Contra quase tudo e quase todos...a minha filha tem muito colo...tem muitos beijos...e tem muitos gosto de ti...ela própria nos diz, "goto muto da mãe".

É importante dar-mos regras, é importante impor limites, é importante mostrar o certo e o errado, mas é ainda mais importante criamos os nossos filhos com amor, carinho e respeito...e mostrar-mos isso todos os dias...seja qual for a idade!


Até no reino animal existe carinho...se não fosse para ser usado Deus não nos tinha facultado um coração e a capacidade de amar...nada como demonstrar o amor pelos outros, para nos tornarmos pessoas menos amargas...e mais felizes!


1 comentário:

sonia margarido disse...

concordo com tudo, assino em baixo