sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Gripe A





Uma senhora velhota, preocupada com a nova gripe, e surda que nem uma porta, dirige-se ao seu centro de saúde para se informar sobre os perigos da doença.



Depois de ter esperado 3 horas, foi finalmente atendida.




No consultório:



- Bom dia, sô dotora, eu tenho visto nas noticias, que anda aí uma gripe que dá nos porcos e nas galinhas, e eu queria saber como é para não apanhar isso, é que eu tenho alguns "piruns" lá na minha horta e tenho medo que peguem ao resto dos animais la de casa, como o meu marido por exemplo, ê tô muto preocupada. - diz a senhora velhota, com os óculos a roçar a cana do nariz, enquanto cruza os braços em cima das maminhas tamanho 56 copa C.

-Dona Maria, eu vou explicar-lhe de uma forma eficaz. - diz a Doutora com o seu ar intelectual, enquanto cruza os dedos em cima da sua secretaria, munida de um computador simplex com ligação directa á segurança-social!

- Sô dotora, o vírus pega por trás? Aí, que já não vou andar na minha horta á cata de hortelã, não querem lá ver que até os vírus já são bichonas!! - A dona Maria mostrava-se indignada com tamanha perversão, sacode a blusa florida de verde e roxo, mostrando isso mesmo, o decoro é algo que não se perde!

- Dona Maria, não é isso. - Diz a médica, perplexa com tamanha surdez!

- Selá se é por causa do chouriço, eles andam é a dominar o mundo, é o que é! - A indignação estava por todo lado até nas flores da blusa de dona Maria!

- Dona Maria, vamos la ver se lhe consigo explicar. - A médica respirava fundo, enquanto endireitava o cabelo armado de laca!

- Ó sô doutora, folar? Nesta altura, ainda não estamos na Pascoa! Olha a minha sorte, é o que faz ser dos sem médico, agora quer um folar!! - Dona Maria falava como se a médica não a pudesse ouvir.

- Dona Maria, eu não quero um folar, eu queria explicar-lhe como funciona o vírus da gripe A!

- Não tem de gritá não senhora, que eu oiço bem, pode falar sô doutora! - A paciência estava a tocar no red line!

- Já vi que ouve bem sim, parece uma porta! - Era a loucura!!!

-Este vírus começou na Comporta? Eu logo vi, aquela Antonieta nunca me enganou, sempre com a mania das doenças, foi ela de certeza!

- Dona Maria........uffff...coffff.....O Vírus tomou maiores proporções no México, mas depois espalhou-se por todo o planeta.

- Sim, isto a mim também me parece uma grande treta!! Cá para mim foi o Sócrates que inventou isto tudo! Só para ganhar as eleições a mim não me engana ele!!!

- Bem, vamos la ver se nos entendemos...ai ai tenho que manter uma velinha acesa... - o desespero faz de nós pessoas crentes!

- Ah, sô doutora eu sou mesmo uma fortaleza, já tive para morrer 3 vezes e safo-me sempre , a ultima foi uma magana de uma almofada que me atacou, enquanto, eu estava no hospital internada para tirar um joanete! É que ninguém sabe como a almofada me atacou!!!

- Ah! santa paciência. também me apetece ir-lhe ao gasganete!

- O Joanete? ficou bom, obrigada por perguntar! Mas fale lá é desse vírus ruim, que foi por isso que vim cá!

- Por Deus!!! é o que estou a tentar fazer á 3 horas Mulher!!! Mas, o que voce precisa é de um aparelho auditivo!

-Já percebi, começa pelo aparelho digestivo, eu já tenho muitos cuidados com o que como, sabe que tenho castrol e não posso comer gorduras!!

- Ai!! o meu coração!!

- Ração? eu la como ração, mas a doutora acha que eu sou o quê??Salta-me com cada doida!! É o que dá ser dos sem médicos! Valá ainda tive sorte, em não me calhar um daqueles que veio de Cuba, não havia de perceber nada do que ele dizia!! Vá sô doutora, despache-se lá que tenho mais que fazer, só conversa fiada!

- Bem do inicio! O vírus H1N1!...

- O quê??? Não há vírus nenhum??? ò senhora tanto tempo para dizer que não há vírus nenhum? e eu com tanto que fazer na minha horta??!!??? Não há condições! ò francamente isto deve ser para os apanhados! Ah! a gozar com uma velhota!! Olhe tenha um bom dia!! há com cada uma....


e pronto é por estas e por outras que os centro de saúde estão cheios e as consultas das 14 horas são na verdade realizadas as 18h...e por aí adiante...


- sai um xanax para a sala 5, que a médica está a ouvir campainhas!!